quarta-feira, 2 de maio de 2007



Os répteis em geral, e as cobras em particular, desde sempre que têm sido temidos e pouco compreendidos pelo Homem, que quase sempre tem optado pela solução fácil de matar antes de estudar.
Estes animais são, no entanto, parte fundamental do sistema vivo do nosso planeta e sem eles esse delicado equilíbrio será certamente afectado.


Estas são as sobreviventes das 20 que floresceram durante o Mesozóico, a era dos répteis, quando estes animais dominavam o panorama animal terrestre. Os répteis surgiram, a partir de ancestrais anfíbios, há cerca de 340 M.a. Diferiam dos seus "primos" em dois aspectos fundamentais: a pele era rija e escamosa, o que os protegia do desgaste contínuo do movimento e da evaporação excessiva, e, provavelmente mais importante, reproduziam-se através de um ovo amniótico.

Alimentação



Todas as cobras são carnívoras, comendo pequenos animais, aves, ovos ou insetos. Algumas cobras têm uma picada venenosa para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por estrangulamento. As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crâneo, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.


Que grande boca!!!!!


Nem sempre funciona....

Cobras venenosas


Embora apenas um quarto das cobras sejam venenosas, muitas das espécies são letais aos humanos. Estas cobras letais são geralmente agressivas e seus venenos podem matar um adulto saudável, se este não for devidamente tratado no período de algumas horas.

As cobras venenosas são classificadas em quatro famílias taxonómicas:
Elapidae - najas, mambas, cobras-coral, etc.
Viperids - cascavel, jararaca, surucucu, víbora-cornuda, víbora-de-seoane, etc.
Colubridae - cobra-rateira, nem todas venenosas.
Hydrophiidae

Reprodução



As cobras usam um vasto número de modos de reprodução. Todas usam fertilização interna, conseguida por meio de hemipénis bifurcados, que são armazenados invertidamente na cauda do macho. A maior parte das cobras põe ovos e a maior parte destas abandona-os pouco depois de os pôr; no entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até estes se encontrarem prestes a eclodir.


Para alguns podem ser melhores que muitas pessoas!!!


Mais corajosas que certos adultos...